▲ Ir para Topo

Setembro, mês da Bíblia

  Para nós católicos do Brasil, o mês de Setembro, desde o ano de 1971, é considerado o Mês da Bíblia. Mas desde o ano de 1947 o dia 30 de Setembro é considerado o Dia da Bíblia, embora a celebração passou a ser feita no último domingo de setembro.
  A escolha deste mês como mês da Bíblia se deu como forma de homenagem a São Jerônimo (340 - 420 d.C.), cuja festa também é em 30 de Setembro, dia de sua morte.

Por que em homenagem a São Jerônimo?

São Jerônimo
  A Bíblia, originalmente, foi escrita em três idiomas: hebraico, aramaico e grego (hebraico: a maior parte do Antigo Testamento; aramaico: pequenas partes do Antigo Testamento e talvez o livro de São Mateus, no Novo Testamento; grego: a maior parte do [ou todo o] Novo Testamento e o livro de Sabedoria, no Antigo Testamento). São Jerônimo, depois de estudar as línguas originais em que foi escrita, traduziu a Bíblia para o Latim, cuja tradução ficou conhecida como Vulgata.
  Devido a este importante fato, a Igreja declarou São Jerônimo como padroeiro dos estudos bíblicos e o dia de sua morte como o Dia da Bíblia (e, portanto, o mês como Mês da Bíblia).

Tema e Lema do Mês da Bíblia

  A cada ano há um tema diferente para o Mês da Bíblia, e neste ano de 2014 o tema é Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Mateus, e o lema é "Ide, fazei discípulos e ensinai", conforme Mt 28,19-20.

O evangelho de São Mateus e seu autor

  O evangelho é atribuído a Mateus, que, conforme a tradição, era um publicano (cobrador de impostos) e foi um dos Doze Apóstolos de Jesus (9,9; 10,3). Provavelmente era de origem judaica. Também era conhecido como Levi (Mc 2,14; Lc 5,27).
  O evangelho segundo Mateus deve ter sido escrito pelos anos 80 a 90 d.C. É provável que tenha sido usado o evangelho de Marcos como referência (devido as semelhanças dos relatos). Alguns estudiosos propõe que tenha sido escrito na Palestina, mas a maioria afirma que foi na Síria, em Antioquia.
  O evangelho começa com a genealogia de Jesus, depois o relato de Sua infância, o Batismo, as Tentações. Relata o chamado e a missão dos discípulos, discussão e controvérsias com fariseus, saduceus (líderes religiosos), as parábolas de Jesus. Discurso sobre o fim dos tempos, a Ceia, Paixão, morte e ressurreição. E por fim o envio dos discípulos para evangelizar e fazer mais discípulos e a promessa de estar sempre presente.

Objetivo do Mês da Bíblia

  O objetivo da criação do Mês da Bíblia é incentivar a leitura e o estudo da Bíblia Sagrada (embora deva-se ler e estudar a Bíblia não só no Mês da Bíblia).

"A Tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho." 

                                         Shalom


Mariana Dall' Aqua

0 comentários:

Postar um comentário