▲ Ir para Topo

Dia da exaltação da Santa Cruz

O que é?

  Nos reunimos com todos os santos, neste dia, para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso : “Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos ” (I Cor 1,23).
  O dia da exaltação da Santa Cruz acontece no dia 14 de setembro. A cruz nos recorda o sacrifício de Jesus Cristo por todos nós, por isso comemoramos muito saudosos essa data.
Nunca tenhamos vergonha de fazermos sobre nós, em qualquer que seja o lugar ou a situação, esse sinal bendito. A Cruz de Cristo não pode ser esquecida (cf. 1Cor 1,17).

Como aconteceu?

  Segundo a tradição, a Vera Cruz (verdadeira Cruz) foi descoberta em 326 por Santa Helena, mãe do
Imperador Constantino I, durante peregrinação à cidade de Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro foi construída no local da descoberta, por ordem de Helena e Constantino. A igreja foi dedicada nove anos após, em 335, com uma parte da cruz em exposição. Em 13 de Setembro ocorreu a dedicação da igreja e a cruz foi posta em exposição no dia 14, para que os fiéis pudessem orar e venerá-la. Em 614, os persas invadiram a cidade e tomaram a cruz, que foi recuperada pelo Imperador Bizantino Heráclio em 628.Após um ano em Constantinopla, a cruz retornou ao Santo Sepulcro.

Porque nós católicos celebramos essa data?

“Celebramos a Festa da Cruz; por ela as trevas são repelidas e volta à luz. Celebramos a Festa da Cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da Cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro” (Dos Sermões de Santo André de Creta, Ofício das Leituras).

Oração da Exaltação da Santa Cruz.
"Pelo sinal da Santa cruz, livra-nos Deus Nosso Senhor, dos nossos inimigos.

Senhor Jesus por Tuas chagas fomos curados!

Por Tua cruz fomos libertados!

Jesus que em seu próprio corpo levou nossos pecados ao madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça, por Tuas chagas fomos curados.

Ó Jesus, cujos ombros foram abertos por feridas por causa do peso da cruz, feridas causadas pelo madeiro e pelos nossos pecados, se a cruz pesar seja nosso Cirineu, se a cruz pesar e eu cair, ajuda-me a levantar, que a Tua cruz seja a minha salvação.

Ó Santa Cruz bendita onde a humanidade foi redimida e o Filho do homem teve suas mãos transpassadas e o seu peito aberto de onde jorrou água e sangue.

Ó Santa Cruz, instrumento de morte e de castigo, mas que pelo Sangue Redentor tornou-se sinal de nossa salvação.

Jesus na Tua cruz eu coloco a minha cruz. (Coloque sua intenção)
Salve ó cruz doce esperança, concede aos réus remissão, dá-nos o fruto da graça que floresceu na Paixão. Louvor a vós, ó Trindade, fonte de todo perdão aos que na Cruz foram salvos daí a celeste mansão.

Jesus, dai-nos a graça de viver nos frutos da Tua redenção (3x).
Amém".

                                         Shalom!



Giovana Moyses

0 comentários:

Postar um comentário