▲ Ir para Topo

Semana Santa

A Semana Santa tem início com o Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e passa pelo Tríduo Pascal, que compreende a Quinta-feira e Sexta-feira Santa e o Sábado Santo, que finaliza a Semana Santa. O dia seguinte é o Domingo de Páscoa, o dia da ressurreição de Cristo.
 

Domingo de Ramos



Nos evangelhos é relatado que ao entrar em Jerusalém montado num jumento, Jesus foi aclamado por pessoas que estendiam suas vestes e ramos de árvores para Ele passar. Recordando o acontecimento, nós hoje carregamos ramos, manifestando que Cristo é o único Senhor. 





2ª à 4ª Feira
 

Nesses dias não há celebração litúrgica especial, porém nas comunidades paroquiais costuma-se realizar procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais, com o intuito realçar o sentido da Semana.

Tríduo Pascal
 

Tríduo Pascal compreende a Quinta-feira e Sexta-feira Santa e o Sábado Santo ou de Aleluia (se tornou costume chamar o Sábado Santo de Sábado de Aleluia, porém não é muito correto chamar assim, pois durante a parte do dia Cristo permaneceu no túmulo, por isto não se deve cantar aleluia).

Na Quinta-feira Santa celebra-se a instituição da Eucaristia (sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, que se oferece como alimento espiritual) e do Sacerdócio minesterial.






Na Sexta-feira Santa acontece a celebração da Paixão e Morte de Jesus, com a proclamação da Palavra, a Oração Universal, a adoração da Cruz e a distribuição da Sagrada Comunhão. Neste dia a Igreja pede o sacrifício do jejum e da abstinência de carne.

Sábado Santo é o dia que encerra a Semana Santa. Neste dia ocorre a Vigília Pascal, revivendo a ressurreição de Cristo. Durante o dia não há missa, batizado, casamento, nenhuma celebração.

Domingo de Páscoa


Domingo de Páscoa é em referência ao dia da Ressurreição de Nosso Senhor e Sua vitória sobre o pecado e a morte. 






Mariana Dall Aqua



0 comentários:

Postar um comentário