▲ Ir para Topo

O Mártir São Lourenço

  São Lourenço, ou também Lourenço de Huesca(para não confundir com São Lourenço de Brindes), nasceu em Huesca, na Espanha, por volta de 225 e esta entre os primeiros Diáconos da Igreja, encarregado de cuidar dos bens da Igreja e da ajuda ao pobres e necessitados. São Lourenço foi grande amigo do Papa Sisto II e responsável por um centro dedicado aos pobres.
  Em 557 o Imperador de Roma, Valeriano II, ordenou uma grande perseguição aos seguidores de Jesus Cristo, quando então o Papa Sisto I foi decapitado. Conta-se que ao ir para o local da execução, São Lourenço acompanhava o Papa enquanto dizia: “Meu pai, para onde vás sem vosso filho? Para onde o Santo Padre, sem o vosso diácono? Jamais oferecestes o sacrifício, sem que eu vos acolitasse? em que vos desagradei? Encontrastes em mim alguma infidelidade?” e o Papa muito comovido respondeu: “Não te abandono, meu filho! Deus reservou-te provação maior e vitória mais brilhante, pois és jovem e forte; velhice e fraqueza fazem com que tenham pena de mim, daqui a três dias me seguirás.
  Depois disto o imperador exigiu que todos os tesouros da Igreja lhe fossem entregues em um prazo de 3 dias. Foi quando São Lourenço, encarregado de cuidar dos "bens", reuniu os pobres auxiliados pela Igreja e outros fiéis, e no dia 10 de agosto de 558 apresentou-os ao Imperador dizendo: "Eis os tesouros da Igreja : os míseros que levam com resignação a cruz de cada dia, carregam o ouro da virtude; são as almas prediletas do Senhor que valem muito mais que pedras preciosas".
Retratação do mártirio de São Lourenço
Tendo sido iludido, com muita raiva Valeriano ordenou que São Lourenço fosse brutalmente torturado, sendo queimado vivo em uma grelha sobre brasas ardentes em chamas. São Lourenço manteve-se firme em sua fé e devoção, quando ainda dizia aos soldados: "Podeis me virar agora, pois já estou bastante assado deste lado!".
  Grande multidão acompanhava o martírio de São Lourenço, e muitos que estavam ali se converteram ao Catolicismo, ao terem esse perfeito testemunho de fé do jovem Lourenço.

0 comentários:

Postar um comentário