▲ Ir para Topo

Virtudes Cardeais e Teologais

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que a Virtude é uma disposição estável em ordem a praticar o bem, que permite à pessoa não somente a praticar bons atos, mas dar o melhor de si. Com todas as suas forças sensíveis e espirituais, a pessoa virtuosa tende ao bem, procura-o e escolhe-o na prática.
As virtudes humanas são atitudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais da inteligência e da vontade que regulam nossos atos, ordenando nossas paixões e guiando-nos segundo a razão e a fé. Estas propiciam facilidade, domínio e alegria para levar uma vida normalmente boa.
“O objetivo da vida virtuosa é tornar-se semelhante a Deus” (São Gregório de Nissa).

VIRTUDES CARDEAIS E SUAS DEFINIÇÕES
As virtudes humanas (cardeais) são perfeições habituais e estáveis da inteligência e da vontade, que regulam os nossos atos, ordenam as nossas paixões e orientam a nossa conduta em conformidade com a razão e a fé. Adquiridas e fortalecidas por meio de atos moralmente bons e repetidos, são purificadas e elevadas pela graça divina. As Virtudes Cardeais, conhecidas também como “Virtudes Humanas ou Morais”, são quatro: A Prudência, a Justiça, a Fortaleza e a Temperança.
PRUDÊNCIA: A Prudência dispõe a razão a discernir, em cada circunstância, o nosso verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para o pôr em prática. Ela guia as outras virtudes, indicando-lhes regra e medida.
JUSTIÇA: A Justiça consiste na vontade constante e firme de dar aos outros o que lhes é devido. A justiça para com Deus é chamada de “virtude de religião”.
FORTALEZA: A Fortaleza assegura a firmeza nas dificuldades e a constância na procura do bem, chegando até a capacidade do eventual sacrifício da própria vida por uma causa justa.
TEMPERANÇA: A Temperança modera a sedução dos prazeres, garante o domínio da vontade sobre os instintos e dá capacidade de equilíbrio no uso dos bens criados.

VIRTUDES TEOLOGAIS E SUAS DEFINIÇÕES
As Virtudes Teologais são as virtudes que têm como origem, motivo e objeto imediato o próprio Deus. Infundidas no homem com a graça santificante, elas nos tornam capazes de viver em relação com a Trindade e fundamentam e animam o agir moral do cristão, vivificando as virtudes humanas. Elas são o penhor da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano. As Virtudes Teologais são três: A Fé, a Esperança e a Caridade.
: A Fé é a virtude teologal pela qual nós cremos em Deus e em tudo o que ele nos revelou e que a Igreja nos propõe crer, porque Deus é a própria Verdade. Com a fé o homem se abandona livremente em Deus. Por isso, o fiel procura conhecer e fazer a vontade de Deus, porque “a fé age pela caridade”.
ESPERANÇA: A Esperança é a virtude teologal pela qual nós desejamos e esperamos de Deus a vida eterna como nossa felicidade, repondo nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos o auxílio da graça do Espírito Santo para merecê-la e perseverar até o fim da vida terrena.
CARIDADE: A Caridade é a virtude teologal pela qual nós amamos a Deus acima de tudo e o nosso próximo como nós mesmos por amor de Deus. Jesus faz dela no mandamento novo, a plenitude da Lei. Ela é o vínculo perfeito e o fundamento das outras virtudes, que anima, inspira e ordena. Sem ela, nada seríamos e nada lucraríamos.


1 comentários:

Unknown disse...

definições muito boas sobre virtudes, bem diretas com o nosso proposito de cristãos com a igreja.

Postar um comentário