▲ Ir para Topo

Amai os vossos inimigos

  Acredito que um dos maiores ensinamentos de Jesus cristo foi com certeza o do amor:
  ''Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.'' (Jo 13, 34)
  Diversas são as passagens sobre o amor, mas em uma delas Jesus nos dá uma tarefa um pouco mais difícil, a de amar nossos inimigos (Mt 5, 43-48). Quanto complicado parece isso para o ser humano. Amar a quem gostamos? Beleza. Mas e para amar a quem nos faz mal? A quem age contra nós? Mas é esse o sentido, obedecer a Palavra de Deus exige de nós sacrifício.
  Para isso deixo um ótimo texto sobre o assunto, um sermão do Padre Antônio Vieira (1608/1697), grande escritor do seu século e missionário em terras brasileiras:
  
  Ama a teu inimigo, porque, ou ele é executor da divina justiça, para castigar a tua soberba, ou ministro da sua providência, para exercitar a paciência e coroar a tua constância. Ama a teu inimigo, porque Deus perdoa a quem perdoa, e mais nos perdoa ele na menor ofensa, do que nós ao ódio de todo o mundo nos maiores agravos. Ama a teu inimigo, porque as setas do seu ódio, se as recebe com outro ódio, são de ferro, e, se lhe respondes com amor, são de ouro. Ama a teu inimigo, porque melhor é a paz que a guerra, e nesta guerra a vitória é fraqueza, e o ficar vencido, triunfo. Ama a teu inimigo porque ele, em te querer mal, imita o demônio, e tu, em lhe querer bem, pareces-te com Deus. Ama a teu inimigo, porque esse mesmo inimigo, se bem o consideras, é mais verdadeiro amigo teu que os teus amigos; ele estranha e condena os teus defeitos, e eles os adulam e lisonjeiam. Ama a teu inimigo, porque, se o não queres amar porque é inimigo, deves-lo amar porque é homem. Ama a teu inimigo, porque, se ele te parece mal, amando-o tu, não serás com ele. Ama a teu inimigo, porque as maiores inimizades cura-as o tempo, e melhor é que seja o médico a razão que o esquecimento. Ama a teu inimigo, porque os mais empenhados inimigos dão-se as mãos, se o manda o rei; e o que se faz sem descrédito, porque o manda o rei, por que se não fará porque o manda Deus? Finalmente, sem subir tão alto, ama a teu inimigo, porque, ou ele é mais poderoso que tu, ou menos: se é menos poderoso, perdoa-lhe a ele, se é mais poderoso, perdoa-te a ti. (SERMÃO DA PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DA QUARESMA, do Padre Antônio Vieira, em Lisboa, na Capela Real. Ano de 1649.)
   
  Ama a teu inimigo porque ele, em te querer mal, imita o demônio, e tu, em lhe querer bem, pareces-te com Deus. E não é essa uma das razões do cristão? Sermos perfeitos, assim como nosso Pai celeste é perfeito?

                                                                                     A Paz de Cristo!

0 comentários:

Postar um comentário