▲ Ir para Topo

Corpus Christi

  A origem da Celebração do Corpus Christi teve inicio no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. No Papado de Urbano IV, este instituiu a Festa de Corpus Christi com a bula Transiturus  de hoc mundo de 11 de agosto de 1264. Celebrada sempre na quinta-feira(em alusão à Quinta-feira Santa) após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O dia de Corpus Christi tem o propósito celebrar o mistério da Eucaristia, sacramento instituído na Última Ceia pelo próprio Senhor Jesus:
_’’ Isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de Mim’’. (Lc 22, 19)
Logo da Jornada Mundial da Juventude
 nas ruas de Matão, SP
  A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. No Brasil é costume enfeitar as ruas por onde passa a procissão com tapetes coloridos feitos de serragem, sal, café, e diversos outros materiais, formando desenhos de inspiração religiosa.
  A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
  Durante a Missa é consagrada duas hóstias: uma é consumida e a outra, que é posta em adoração e permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Paz&Bem

0 comentários:

Postar um comentário